8 de jul. de 2013

“O Cemitério” de Stephen King. Objetiva (2011), 613 páginas


Stephen King é sem dúvida um dos mais famosos escritores de mistério e terror da atualidade. Entre seus livros estão clássicos que também se transformaram em filmes clássicos, como ‘O iluminado’ e “A espera de um milagre. Recentemente, a revista Mundo Estranho os dez melhores livro de terror de todos os tempos e colocou “O Cemitério” como em segundo lugar na lista. O livro inspirou o filme ‘Cemitério Maldito’ de 1989.
O livro conta a história de um médico de Chicago que aceita uma proposta para trabalhar como responsável pela equipe de socorro de uma universidade no estado do Maine. Ele e a esposa compram uma casa à beira de uma auto-estrada e se mudam com os dois filhos pequenos e o gato – que se torna personagem central da história.
Quando o gato morre durante uma viagem da esposa com os filhos para a casa dos sogros, o médico é apresentado a uma opção por seu vizinho, a de ressuscitar o gato enterrando-o em um antigo cemitério indígena no meio da floresta que tem este poder. O gato volta a vida e a família nem fica sabendo do ocorrido. As coisas pioram quando o caçula morre atropelado na auto-estrada, e o nem mesmo Stephen King consegue esconder o que o pai irá fazer.
O livro é bem interessante, em alguns momentos o leitor fica com receio de continuar a leitura para não saber o que vai acontecer e o enredo e a narrativa são muito envolventes. Porém, o final não está no mesmo nível das primeiras duas partes do livro. Nas últimas cinquenta páginas parece que estamos vendo um filme de ‘Chuck – o boneco assassino’ e ainda o final é pouco inspirado. O livro é divertido, mas comparado com outros do próprio King, pode-se dizer que não está no mesmo nível.

Classificação pessoal e arbitrária: três estrelas e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.