12 de dez. de 2012

Brasília – Patrimônio Mundial


Apesar de alguns estrangeiros acharem que a capital do Brasil é Buenos Aires, todos nós sabemos que desde 1960 Brasília é a nossa terceira capital federal. Apenas isto já bastaria para justificar uma visita, mas quando se conhece a cidade percebe-se que o poder federal é apenas um detalhe. Brasília é um museu a céu aberto, encanta e surpreende, sua arquitetura é estupenda, e não se limita as obras de Niemeyer, suas avenidas largas e a organização de uma cidade de dois milhões de habitantes são notórias, tudo isto impressiona.
E o melhor de tudo é que todas as grandes atrações da cidade estão no eixo monumental (conhecido popularmente como eixão) e não estão distantes mais que quatro quilômetros. Do Memorial JK ao Panteão da República há uma série de atrações que por si só já valeriam a visita, todas reunidas em um espaço curto é um deleite ao visitante.

O Memorial JK é uma atração imperdível. Conta a história da fundação da cidade e de seu fundador. Lá existem fotos raras, documentos históricos (como a carteira de motorista e identidade de Jucelino), várias vestimentas que incluem a da posse usada pelo presidente e a primeira-dama Sarah. A biblioteca pessoal de JK foi toda transportada tal qual era no seu apartamento no Rio de Janeiro. O último carro particular pertencente ao presidente está no estacionamento e a grande atração é o mausoléu onde repousam os restos mortais de Jucelino. A única ressalva é que o Memorial é uma das poucas atrações que cobram a entrada, R$ 10,00.

Em frente ao Memorial JK está o Memorial dos povos indígenas que já vale pela sua arquitetura. Pouco mais a frente estão o Palácio Buriti, sede do governo distrital e o lindo Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Na mesma área estão o autódromo Nelson Piquet, o ginásio Nilson Nelson e a grande atração do complexo esportivo, o Estádio Nacional de Brasília (em fase final de construção) que será palco da abertura da Copa das Confederações em 2013. Em frente ao estádio está a Torre da TV que permite uma visão de 360° da cidade e que dá um vista de cartão postal do eixão.


Pouco a frente estão a Biblioteca Nacional de Brasília, o Teatro Nacional e o Museu Nacional. Dentre estas três atrações vale a visita ao Museu Nacional. Não importa o que a exposição que esteja sendo exposta, o museu é a atração. Esta é a última obra de Niemeyer na cidade e parece que ele estava inspirado, tanto na parte externa como na interna o museu é único, tão particular como simples, tão sereno como espetacular, nos desafia a descrevê-lo por não ter condições de ser justo a sua grandeza.
Ao lado do Museu Nacional está a não menos espetacular Catedral Metropolitana que está reaberta depois da reforma. E após a catedral se estenda a esplanada dos ministérios até o Palácio Itamaraty e da Justiça, obras lindas que são características de Brasília.
Finalmente se chega ao prédio mais imponente de toda a cidade, o Congresso Nacional. Projetado com maestria por Niemeyer, esta era sua obra favorita. É único por abrigar no mesmo local as duas casas legislativas, a Câmara e o Senado. Só sabemos que estamos entrando em uma casa e saindo da outra pela cor do tapete, azul para o senado e verde para a Câmara. Na entrada existe o Museu do Senado que apesar de pequeno conta um pouco da história da casa e ainda podemos enviar postais por conta do Senado. Existem as visitas guiadas diárias que são gratuitas e duram cerca de uma hora. Os visitantes podem ir até os halls com grandes obras de arte para serem apreciadas e os plenários que são tão conhecidos dos noticiários.

Após o Congresso está a Praça dos Três Poderes, que é composta não só pelo próprio Congresso (pode legislativo), pelo Supremo Tribunal Federal (judiciário) e pelo Palácio do Planalto (executivo). O Palácio do Planalto só pode ser visitado aos domingos e não há visitas ao STF. Mas a praça dos três poderes não se limita as três casas, lá também estão o Panteão da República e bem ao centro da praça está o Museu da Cidade que conta como foram as diversas manifestações desde José Bonifácio até finalmente a sua fundação de 1960.

Enfim, não é a toa que a cidade é Patrimônio Mundial. Todos nós brasileiros temos que nos orgulhar de nossa capital. Erguida pelo povo brasileiro em meio ao cerrado, parece simbolizar toda a capacidade de nossa gente de criar do nada e em condições adversas uma obra monumental que merece ser reverenciada.

Classificação pessoal e arbitrária: cinco estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.