8 de nov. de 2012

“Segunda Fundação” de Isaac Asimov. Aleph (2009), 235 páginas.


Último volume, fecha com chave de ouro o que foi considerada a melhor trilogia de ficção científica e fantasia de todos os tempos.
                A primeira parte do livro é a continuação da busca do Mulo pela segunda Fundação. Ele não a encontra, mas é encontrada por ela. Os cientistas psicológicos conseguem subjugar o grande poder mutante do Mulo e não permitem que ele vença e acabe de uma vez com o plano Seldon.
                A segunda parte ainda envolve uma busca pela segunda Fundação, mas agora pelos integrantes da primeira. Neste processo, ocorre mais uma guerra onde a primeira Fundação enfrenta um poderoso inimigo que parece ter todas as condições de terminar de vez com o plano Seldon. Porém, apesar de ter todas as tendências contra, a primeira fundação consegue vencer com a presença incerta dos poderosos cientistas psicológicos da segunda.
                O fim da trilogia então se transforma em um suspense sobre a que se presta e onde está a segunda fundação. Pela primeira vez, Assimov usa elementos de suspense de reviravoltas em sua saga e leva o leitor a momentos de tensão.
                Quando finalmente a localização da segunda Fundação é revelada, a sua trama se mostra inteligente e surpreende. Como os cientistas da segunda Fundação recolocaram o Plano Seldon nos rumos também tem a trama muito bem construída por Assimov. Porém, Assimov não esclarece se de fato o planos de Seldon foram postos em prática, ele termina a trilogia quatrocentos anos depois da Fundação, e o plano se transcorreria em mil. Um ótimo final para uma trilogia imperdível para qualquer fã de ficção científica e de boas histórias que envolvam ciência. IMPERDÍVEL.

Classificação pessoal e arbitrária: cinco estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.