8 de nov. de 2012

“Fundação e Império” de Isaac Asimov. Aleph (2009), 244 páginas


Neste segundo livro da série, Assimov nos leva a batalha entre a Fundação e o que restou do grande império que ainda tem uma sobrevida no interior galáctico. Depois de duzentos anos da Fundação ela se tornara o Estado mais poderoso da Galáxia, mas o antigo Império ainda controlava três quartos de todos os humanos e de sua riqueza. O General Bel Riose resolve então se lançar em uma guerra contra a Fundação, que como previra o Plano Seldon, marcaria a derrocada final do grande Império.
                O que o Plano Seldon não podia prever era o influencia de um único indivíduo na História, pois sua psico-história tratava apenas da previsão de comportamento de milhões de pessoas. Eis que todo o planejamento traçado pelo grande cientista entra em xeque quando um mutante surge com grandes poderes mentais com acunha de Mulo. Utilizando seus poderes consegue dominar grande parte da galáxia e derrota inclusive a Fundação com facilidade.
                Porém existe uma grande sombra nas conquistas do Mulo: a Segunda Fundação. Quando Seldon traçou seu plano, ele declarara que iria fundar duas colônias em lados opostos da Galáxia. A primeira Fundação todos conheciam e agora estava subjugada ao Mulo, porém a Segunda não era conhecida e sua existência era até posta em dúvida, mas não pelo Mulo que a procurava freneticamente.
                Esta segunda Fundação seria diferente da primeira. Enquanto a conhecida fora planejada por Seldon como sendo um baluarte da tecnologia do grande Império, a segunda fora planejada para manter o conhecimento sobre o domínio mental dos seres humanos, seria a fundação dos cientistas da mente humana. Estes cientistas poderiam ter técnicas de controle mental que os cientistas tecnológicos da primeira Fundação nem sonhavam.
                Esta busca do Mulo pela segunda Fundação nos leva a um suspense de ficção científica que não existe no primeiro livro. A grande revelação, no entanto, apesar de ser um pouco previsível não deixa o livro entediante e mantém o leitor atento e tenso o tempo todo.
                Este segundo volume da trilogia é tão bom quanto o primeiro, e ao ler sabemos por que a série foi escolhida como a melhor de ficção cientifica e fantasia de todos os tempos.
Classificação pessoal e arbitrária: cinco estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.