8 de nov. de 2012

“Fundação” de Isaac Asimov. Aleph (2009), 239 páginas.


Primeiro livro da trilogia da série que ganhou o prêmio de melhor de ficção científica e fantasia de todos os tempos, batendo livros como ‘O senhor dos anéis’, Assimov mostra porque a série é cultuada por fãs de literatura fantástica. Foi inicialmente publicado na década de 1950, como os dois outros livros da série.
Tudo começa quando um grande matemático Hari Seldon desenvolve uma área chamada psico-história. Esta área consegue prever o comportamento humano de grandes massas, ou seja, o transcorrer da história. Neste primeiro livro, que passa vários séculos no futuro onde nosso presente é apenas uma vaga lembrança, Seldon prevê que a queda do Império Galáctico é inevitável. Seguir-se-ão trinta milênios de escuridão até que ressurja um segundo império para que a luz da ciência e do conhecimento volte a brilhar na galáxia.
Porém, não há o que se possa fazer para evitar a queda do Império, mas Seldon pode tomar providências para que a escuridão cultural na galáxia dure apenas um milênio. Para tanto, ele reúne um grande número de cientista que se asila em um planeta na periferia da galáxia, que fora especialmente escolhido por Seldon. Este grande número de cientista teria a responsabilidade de criar uma grande enciclopédia do conhecimento humano para que ele não se perdesse no período das trevas.
Mas Seldon previra muito mais que havia declarado aos cientistas que embarcaram na aventura com ele. Não contou que haveria grandes crises entre governo de pequenos reinos da periferia galáxia onde o velho Império não tem mais força. Nestas crises a Fundação, como fora batizada a colônia no novo planeta, estaria envolvida e correria o risco de ser aniquilada. Tais crises entrariam para a história como crises Seldon, e no primeiro livro ocorrem duas.
Para resolver a primeira crise, Salvor Hardin, usa-se do fato que apenas a fundação usa energia nuclear frente a vizinhos que voltaram a usar combustíveis fósseis. Ele espalha a influência da Fundação com a distribuição deste tipo de tecnologia junto com uma nova religião – a Fundação torna-se o centro religioso dos reinos da região. A segunda, liderada por Hober Mallow, a fundação já se tornara uma potência econômica com a comercialização dos artefatos nucleares, mesmo sendo fraca militarmente. Mallow usa a estratégia de guerra econômica para derrotar os inimigos que ameaçam a Fundação sem disparar um único tiro.
Sem dúvida, o livro de Assimov nos mostra mais sobre o nosso mundo que propriamente um mundo futuro. Mostra como a religião é usada ao longo da história como elemento de dominação e como o poder econômico é uma das mais importantes variáveis na política. Além disto, nos mostra como é a expansão imperialista, um paralelo com os Estados Unidos é inevitável, por meio de imposição econômica e militar.
Outro detalhe vai saltar aos olhos dos fãs de Guerra nas Estrelas, muito da história original da saga de George Lucas está nesta trilogia de Assimov. Outro detalhe é como a tecnologia foi superada e muito, o livro que se passa em um futuro supertecnológico, os habitantes ainda leriam jornais em papel e usariam telefone fixos, dentre muitas outras tecnologias já superadas.
Este primeiro livro da trilogia já vale a pena pelos outros dois.

Classificação pessoal e arbitrária: cinco estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.