21 de ago. de 2012

São Luiz do Maranhão.


São Luiz é a capital de estado do nordeste mais próximo do Pará, já as margens da Amazônia. Fundado em 1612 pelos franceses completa seu quarto centenário neste ano de 2012, foi também invadida pelos holandeses, mas finalmente colonizada por portugueses. A cidade é linda, apesar de ser extremamente mal cuidada. Outro ponto que se destaca desde o início é o clima quente e extremamente úmido, fazendo-nos sentir dentro de uma sauna mesmo nos meses de junho e julho.
A maior atração é sem dúvida o centro histórico, com a sua arquitetura que marca a colonização portuguesa. Os sobrados com seus azulejos e varandas nos leva a tempos em que a cidade era apenas parte do império português. Apesar de lindo, o centro histórico é muito mal cuidado, a maioria dos casarões centenários estão abandonados e outro muitos em estado precário. A boa notícia é que a situação já esteve pior, está em pleno andamento o projeto de revitalização do centro histórico. O lugar é tão lindo que não pertence só aos maranhenses, mas a toda a humanidade.

É uma pena que em termos de museus não há muito que visitar no centro. Que cabe registro são dois, mas nenhum com destaque; o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Museu de Arte Sacra.
Outro local no centro que vale visitar é a Praça Pedro II. Lá se encontra a Catedral de Nossa Senhora da Vitória e o Palácio dos Leões, sede do governo estadual. São dois prédios muito bonitos, mas que têm outros parecidos ou ainda mais bonitos em vários capitais. Outro destaque cabe ao Teatro Arthur Azevedo e o Mercado da Praia Grande, que ficam devendo muito a outros teatros e mercados públicos, mesmo em relação a outros cidades do Nordeste.


A natureza foi generosa com a capital maranhense, apesar de até isto os seus habitantes não conservarem. Não há praias em condições de banho na cidade devido a não existência de sistema de esgoto satisfatório. Mesmo assim, vale a visita a praia do Calhau que tem vários restaurantes um ao lado do outro que servem uma enormidade de frutos do mar, como caranguejos e siris.

Outro destaque natural da cidade é a sua maré. No porto de onde saem as lanchas e barcos para Alcântara muda como em nenhum outro local que conheço. Quando estive na cidade, de manhã o porto estava cheio de água, com profundidade tal que podem navegar barcos grandes. Pouco mais de seis horas depois, não só o porto está seco como o mar recuou quilômetros. É um espetáculo interessante.

A capital maranhense é linda, com uma natureza exuberante e uma arquitetura fantástica. Mas falta-lhe conservação, museus e um sistema de esgoto que permite aos turistas se banhar nas suas lindas praias. Além de um aeroporto decente e um sistema de transporte coletivo mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.