4 de jul. de 2012

Nova Bassano e Veranópolis, RS.


A serra gaúcha tem seus encantos que são proclamados por todo Brasil. Existem as cidades em que as visitas são obrigatórias, como Gramado, Canela, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Porém os encantos da serra gaúcha também estão quase escondidos em cidades bem pequenas, como Nova Bassano e Veranópolis.
Para se chegar a Nova Bassano é necessário seguir reto por Bento Gonçalves, Veranópolis, Nova Prata e finalmente se chega à cidade. Quando se chega encontra-se uma cidade muito bem cuidada, que parece não ter nada fora do lugar e com colonização tipicamente italiana. Estão lá todas as características deste tipo de imigração, o sotaque forte e o jeito de falar gesticulando e principalmente, a extrema hospitalidade de seu povo. Em poucos lugares pessoas que eram completamente estranhas parecem se transformar em amigos de toda uma vida em poucas horas, este tipo de recepção é o que espera os visitantes de Nova Bassano.
Outra característica é a culinária. Mas não a sofisticada das grandes capitais, comida de verdades e com porções generosas. Queijo, vinho, salame, pão, cuca e doces, todos coloniais e deliciosos, frescos e feitos a poucos quilômetros e poucas horas. Um deleite que não custa muito a quem está acostumado aos preços das capitais.
Para uma cidade de cerca de dez mil habitantes, a efervescência cultural chama atenção. Ele organizam a quase dez anos uma feira do livro que traz escritores de todo o Brasil e que mobiliza toda a cidade. A cidade conta com centro de eventos e escolas públicas de dar inveja a muitas particulares de outras regiões.
Como a cidade é pequena, não há muita arquitetura a visitar e apreciar. Destacam-se, no entanto, os bonitos prédios da prefeitura e a igreja matriz.

No caminho para o litoral passamos por Veranópolis. A ponte sobre o Rio das Antas já é um atrativo arquitetônico da cidade na divisa com Bento Gonçalves.

Na cidade, de cerca de vinte e cinco mil habitantes e conhecida como a capital da longevidade por ter um das mais altas expectativas de vida do Brasil, também esconde-se encantos que os visitantes mais atentos vão apreciar.
No centro da cidade estão a Casa de Cultura que conta com diversas atrações. Entres elas a o Museu Histórico que conta com trajetória da imigração italiana, o Memorial José Lewgoy que homenageia o famoso ator natural da cidade, a maquete chamada de Vila Ricordi que mostra como era uma colônia típica da serra durante o início da imigração e uma boa coleção de fotografias históricas da cidade e região.
Na praça central é a XV de Novembro, que conta com a igreja matriz e uma paisagismo muito bem cuidado e que vale a pena visitar.

A serra gaúcha é uma boa pedida para um visitante, mesmo que não seja os destino conhecidos de todos. Suas pequenas cidades guardam encantos que um visitante pode apreciar como gente hospitaleira, cidades muito bem cuidados e prezam por sua história e de seus antepassados. Vale a pena, mesmo em cidades muito pequenas, a tal ponto de não terem muitos museus e arquitetura a apreciar.

Classificação pessoal e arbitrária: três estrelas e meia.

Um comentário:

  1. Infelizmente, não consegui estar presente no dia em que estiveste no colégio, mas tenho teu livro e pedi que uma colega pegasse o autógrafo. Será minha próxima leitura. Abraço!

    ResponderExcluir

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.