16 de jun. de 2012

O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald. LP&M Editora (2011), 208 páginas


Scott Fitzgerald é considerado um dos maiores escritos americanos do século XX. Sua obra-prima é justamente ‘O grade Gatsby’ onde descreve a vida de excessos e luxo dos ricos da costa leste dos Estados Unidos no início do século XX. Ao ler a obra se entende porque Fitzgerald tem toda a sua fama, e se concorda com ela plenamente.
O narrador é um americano típico do meio-oeste que emigra para Nova York em busca de riqueza ao trabalhar no mercado de ações. Ele aluga uma casa na periferia da cidade, na qual há um vizinho que ostenta festas faraônicas todas as semanas durante o verão. Ele hesita um pouco em comparecer a tais festas, mas acaba cedendo e conhece seu vizinho, o misterioso senhor Gatsby. 
Nasce uma amizade entre os dois, onde o mistério sobre a vida do senhor Gatsby é desvendado aos poucos enquanto ele tenta resgatar algo do passado que ainda o incomoda. O final é trágico e irônico para o personagem do título do livro, tanto da forma como ocorre e o que acontece depois.
Fitzgerald nos brinda com uma narrativa envolvente, cheios de nós que não deixam nenhuma ponta solta no final. Nos leva para a sociedade americana pré-crise de 1929 e joga com relações de ironia e sacarmo com maestria.


Classificação pessoal e arbitrária: cinco estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.