5 de jun. de 2012

Garanhuns, Pernambuco.



Garanhuns fica no agreste meridional de Pernambuco, a pouco mais de 200 quilômetros da capital do estado, Recife. Para chegar até a cidade é necessário viajar de ônibus cerca de três horas e meia a partir da capital (R$ 45,00) depois de voar de São Paulo por quase três horas até Recife. A cidade é muito conhecida por ter a cidade natal do presidente Lula, porém nada lá lembra o filho famoso. As placas turísticas fazem alusão a acunha de “cidade das flores” outra alusão famosa é de a “suíça pernambucana”, até porque a cidade fica a cerca de mil metros de altitude o que confere um clima bem mais ameno que as outras regiões do estado.
Apesar de não ter mais de 200 mil habitantes, a cidade é um importante pólo regional, que conta com fábricas importantes como a da Nestlé. Culturalmente, no entanto, a cidade é quase nula. O único museu a ser visitado é o ‘capenga’ Centro Cultural de Garanhuns que é a antiga estação do trem, que na antiga pista foi adaptado o único teatro da cidade com os bancos dos antigos vagões. Pouca coisa a ser visitado no local, algumas máquinas antigas de jornal e uma exposição fotográfica sem muitos atrativos.

Ainda no centro da cidade, as opções de visitação são a catedral (que está com sua parte interna em reforma), o mosteiro de São Bento o Palácio Celso Galvão, onde funciona a Prefeitura. A atração mais interessante do centro da cidade é o parque Rubens Van Der Linden que é um oasis no centro de Garanhuns, lindo e bem cuidado, é um lugar que põe inveja na grande maioria das cidade brasileiras.

Caminhando rumo a entrada da cidade, pode-se apreciar o prédio do Seminário São José, bem perto da fonte luminosa. Um pouco mais a frente está a sede a chocolateria Sete Colinas, que é uma atração, mas que deixa muito a dever a várias similares que temos no sul do Brasil. Logo a frente da Sete Colinas está a igreja do Perpétuo Socorro com arquitetura diferente, como uma abóboda preenchida com cadeiras de plástico e um altar que muita capela de fazenda não deixa nada a dever.

O Relógio das Flores e o Pórtico de Entrada são os monumentos mais disseminados como atrações turísticas da cidade. O relógio é igual a tantos outros em outras cidades, e o pórtico de entrada é de gosto artisticamente duvidoso.

Um pouco mais afastado do centro está o Castelo de João Capão, que é uma construção particular que lembra um castelo, mas está inacabada e que o que está pronto não chama muita atenção. Em um dos pontos mais altos do estado de Pernambuco está o Cristo do Magano. Que apesar de oferecer uma vista panorâmica da cidade, a obra em si não tem nada de especial e nenhuma beleza particular, além de ser um ponto onde corre um vento gelado que nos faz esquecer que estamos em um dos estados de temperatura média mais elevada do país.

Enfim, Garanhuns não estaria em nenhum roteiro turístico como ponto obrigatório. Uma visita a cidade se justifica se for a trabalho ou outro compromisso qualquer, mas como lazer, a opção não é aconselhável. Uma possível justificativa porque o nosso presidente deixou a cidade e nunca mais voltou a morar lá.

Classificação pessoal e arbitrária: duas estrelas

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Pelo o que percebi o problema não está na cidade mas, apenas em você

    ResponderExcluir
  4. https://www.facebook.com/fig.oficial
    a cidade turisticamente nula recebendo mais de 500 mil pessoas em um dos maiores festivais de inverno ( se não o maior !)do brasil

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/pages/Garanhuns-Jazz-Festival/201934933154316
    a cidade turisticamente nula recebendo 30 mil pessoas em pleno carnaval para curtir o melhor do jazz , do blues e da musica instrumental

    ResponderExcluir
  6. https://www.facebook.com/pages/I-Bienal-Internacional-do-Livro-do-Agreste-de-Pernambuco/451686341509002

    a cidade turisticamente nula recebendo a que ja é considerada um das 10 maiores bienais do livro no Brasil

    ResponderExcluir
  7. https://www.facebook.com/FestivalVivaDominguinhosOficial
    a cidade turisticamente nula fazendo um super festival para honrar um dos grandes nomes da terra

    ResponderExcluir
  8. http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=488291

    a cidade turisticamente nula e inúmeros pontos de vista que contradizem o blogueiro

    ResponderExcluir
  9. http://www.acasaqueaminhavoqueria.com/passeio-no-final-de-semana-garanhuns/

    a cidade turisticamente nula sob um olhar amoroso de uma blogueira

    ResponderExcluir

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.