9 de mai. de 2012

“A felicidade é fácil” de Edney Silvestre. Record (2011), 219 páginas.



Edney Silvestre é mais conhecido como o repórter da Rede Globo e apresentador do Globo News Literatura na TV por assinatura. Porém seu romance de estreia “Se eu fechar os olhos agora” foi escolhido por diversos prêmios como o melhor romance do ano de 2009. É sempre um grande desafio lançar um livro depois de um grande sucesso e manter o nível. Silvestre não conseguiu, apesar de ser muito bom “A felicidade é fácil” fica muito aquém do seu antecessor.
O enredo é ambientado nos anos Collor, e tem um de seus protagonistas um publicitário que está envolvido em diversos esquemas de corrupção e como ele usufrui as beneficias ilícitas do poder (uma analogia com o valeoduto?). A trama se desenrola quando um grupo criminoso internacional resolve sequestrar o publicitário para forçá-lo a transferir o dinheiro desviado para a conta do grupo. No entanto, devido ao forte esquema de segurança que o empresário se impor, eles decidem por sequestrar o seu filho, mas em uma operação atrapalhada levam a criança errada. O final é previsível, apressado e deixa algumas nós soltos, bem diferente do primeiro romance de Silvestre.
Mas o que mais se destaca no livro, não é o enredo policial em si, mas sua ambientação. Os detalhes dos anos Collor, que incluem músicas, carros e o sonho de consumo dos “emergentes” nos levam de volta ao início da década de 1990. Em relação a política, Silvestre usa sua experiência como repórter para nos mostrar como se constroem os esquemas de corrupção ligados a campanhas eleitorais que ainda hoje são tão comuns em nosso país.
Outro destaque da narrativa de Silvestre são as cenas quentes de sexo, que poderiam até trazer um aviso que o livro é inapropriado para menores. Enfim, o enredo policial deixa a desejar, no entanto, o livro vale e muito pela narrativa e ambientação.

Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas

Um comentário:

  1. Década de 90? Nem parece que já passou tanto tempo...hehe

    Saudade Prof. Abraços!

    ResponderExcluir

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.