4 de mar. de 2012


“Beatriz” de Cristovão Tezza. Record (2011), 142 páginas.

Cristovão Tezza já é absolutamente consagrado depois de “O filho eterno”, mas mesmo assim continua na ativa nos brindando com seu texto excelente. Neste livro, há uma novidade por ele ser de contos, todos envolvendo uma das protagonistas do romance de 2010 de Tezza “Um erro emocional”, Beatriz. São sete contos, narrados por Beatriz e pelo outro protagonista de “Um erro emocional”, o escritor famoso na ficção Paulo Donetti. 
O primeiro conto narra como se conheceram os dois protagonistas e dá início a toda a saga de Beatriz. A partir daí Tezza nos presenteia com verdadeiras obras-primas, transformando situações comuns em críticas sutis. 
A vida cotidiana de Beatriz como professora particular serve de plataforma para uma crítica a maneira burguesa de criar os filhos e a sociedade de consumo. Uma viagem de Paulo Donetti de ônibus se transforma em uma crítica a ganância e cobiça por dinheiro que não respeito nem os laços familiares.
Tezza também se aventura em contos policiais, como em “Beatriz e a velha senhora”, no
entanto, este caráter é construído aos poucos e só se revela por completo bem no final. Um dia ruim também se transforma em um conto policial que inclui tiro e morte quando Beatriz vai revisar um livro de um senhor de idade na periferia de Curitiba.
As aventuras amorosas de Beatriz não foram deixadas de lado, como quando um ex-colega dela a pede em casamento, mas com um detalhe que indica, muito sutilmente, que o pedido de casamento foi feito por um homossexual. E o romance de Beatriz se efetiva no último conto quando ele se envolve com um dono de sebo, e por meio do qual, Tezza mostra como todos nós somos carentes de afeto e atenção.

Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.