26 de fev. de 2011

Torres, RS. A mais bela praia gaúcha.



O Rio Grande do Sul não é famoso por suas praias, mas no seu litoral norte na divisa com Santa Catarina se encontra um tesouro, Torres. Apesar da água não ser das mais agradáveis para banho, o visual compensa qualquer coisa, paisagem de tirar o fôlego, é isto que Torres tem para nos oferecer.

Pode-se começar para mais famosa de todas as suas praias, a da Guarita; o local mais lindo da cidade. São dois paredões, duas torres que dão nome a cidade, enormes, que estão intercalados por outro conhecido como “Pedra do meio”. Existe como se caminhar nos paredões com uma escada, e vale a pena, o visual é de tirar o fôlego. A praia, como é longe para ir caminhando do centro da cidade e só se chega por carro, tem muito menos gente do que se poderia esperar, inclusive no verão a praia não fica muito lotada.

Do outro lado do paredão “Torre Sul” está a praia de Fora. De lado da “Torre Norte” está a Praia da Cal, que é muito conhecida pela prática de Surf. Apesar de ter menos de um quilômetro, a praia vale uma visita, é uma linda enseada. Apesar da temperatura da água não se muito convidativa, a paisagem vale a pena.

O segundo lugar mais bonito da cidade é o Morro do Farol. Lá, além do farol que dá nome ao morro, pode-se apreciar, no verão, uma pista para vôo. Mas o principal é a paisagem. Pode-se apreciar a Guarita, a Ilha dos Lobos, a Praia da Cal, Prainha, a Praia Grande e Santa Catarina. O lugar é lindo, e pode-se passar uma tarde inteira apreciando a paisagem, mas o melhor horário é o por ou nascer do sol.

Mais ao norte estão a Praia Grande e a Prainha. A primeira, que é a mais movimentada, fica bem no centro da cidade e é cheia de quiosques e com uma infra-estrutura excelente que não existe nas outras praias. Estas praias não são muito diferentes das outras do Rio Grande do Sul, e não têm nenhum atrativo especial como a da Cal e principalmente a da Guarita. A água é muito fria, o que não possibilita um banho muito agradável. Mas em termos de opções gastronômicas e diversão, elas são as mais bem preparadas da cidade.

O que falta a Torres são opções culturais, elas não existem. Ao turista, se oferece as belezas naturais e mais nada. Nenhum museu que merece destaque ou opções para um dia de muita chuva.

Classificação pessoal e arbitrária: três estrelas e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.