Se eu precisasse escolher apenas uma atração de São Paulo para visitar de novo, sem dúvida eu escolheria o Catavento Cultural e Educacional. Este espaço é um museu dedicado a Ciência e Tecnologia, e é o museu mais divertido entre todos os que eu já fui. Para chegar até pode-se tomar o metrô linha azul, descer na estação São Bento, caminhar até o Mercadão e de lá alcançar o Palácio das Indústrias (antiga prefeitura) onde fica o Catavento. O ingresso para o museu custa R$ 6,00.
O museu tem quatro ambientes: Universo, vida, engenho e sociedade. No primeiro o tema é a Astronomia; para mim o mais divertido. Vida aborda as ciências biológicas, engenho são experimentos interativos e sociedade temas das ciências humanas com destaque para uma reprodução do plenário da ONU. Vale muito a pena visitar o Catavento com tempo para se divertir muito dentro do museu, e inclusive fora, com um avião e trem de verdade. Esta é para mim a maior atração da cidade de São Paulo.
Se tomarmos um ônibus rumo ao Pacaembu na estação de ônibus próxima ao museu chegaremos a Avenida Pacaembu em cerca de meia hora, mais uma caminhada de vinte minutos e chegamos a um dos estádios mais famosos do país, que foi inclusive palco da Copa do Mundo de 1950 e local da famosa vitória dos EUA contra a Inglaterra que virou até filme.
Dentro do estádio, se encontra o Museu do Futebol, que às quintas-feiras tem entrada gratuita. Este museu é dedicado ao esporte mais popular do Brasil. Tem vários andares com muitas atrações multimídia. Porém, em termos de objetos raros e históricos fico muito a desejar, eu esperava muito mais do Museu do Futebol.
Se for possível, pode coincidir a visita ao Pacaembu com um jogo noturno. Quando eu estive lá, eu escolhi o dia para visitar o estádio que haveria a noite uma partida entre Palmeiras e Botafogo. O jogo acabou 2 a 2, e apesar do que alguns possam pensar, a segurança foi grande e não houve nenhum contratempo.
Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas
Bah, nunca tinha ouvido falar no Catavento. Quando for em Sampa de novo, vou lá sem dúvida! Já está em Crici de novo?
ResponderExcluirNão bicho, agora eu tô morando em Araranguá! Só volta para Criciúma pelo que parece depois de me aposentar!
ResponderExcluir