12 de ago. de 2010

São Paulo, dia 7: Carandiru e centro

Um dos locais mais emblemáticos, que foi imortalizado pelo livro de Drauzio Varella, da cidade de São Paulo é o antigo presídio do Carandiru, e a estação do metrô que dá nome ao livro de Varella.
O presídio não existe mais, tampouco os prédios que foram todos demolidos. Hoje, funciona por lá o que é chamado de Parque da Juventude, com funcionamento de uma Escola Técnica bem grande. Mas o grande destaque do local onde ficava o antigo presídio é a Biblioteca São Paulo, que é a biblioteca mais legal que eu já fui. Um ambiente que lembra mais uma grande livraria, tal o capricho e o ambiente agradável do local.

Tomando o metrô na Estação Carandiru até a Estação São Bento pode-se visitar o famoso mosteiro, porém só pela parte de fora, dentro só se pode entrar na igreja que é linda, mas fotos internas são proibidas. O local parece um oásis em meio ao caos do centro de São Paulo, ao entrar na igreja parecemos nos transportar para um outro local bem longe daquele que está fora das paredes da igreja.
Caminhado um pouco chegamos ao prédio que talvez seja o mais famoso da cidade de São Paulo, o do antigo banco BANESPA. É possível subir ao terraço e ficar bem próximo da bandeira que tremula imponente no alto do prédio. A visita é gratuita, porém se prepare para pegar filas porque só pode subir um número limitado de pessoas e o tempo de permanência é limitado, 10 minutos. Porém, a vista vale a pena.

Saindo do prédio do BANESPA e caminhando um pouco chegamos a famosa Bolsa de Valores de São Paulo. A visita ao interior da bolsa é permitida, o local onde no passado os operadores ficavam gritando para fazer negócios. Esta cena só pode ser vista hoje no vídeo que a bolsa exibe aos visitantes em pleno coração do sistema financeiro nacional, a BOVESPA hoje opera toda de maneira eletrônica.
Ficar uma semana de férias em São Paulo foi um dos períodos mais divertidos da minha vida. A cidade parece pulsar e não esgotar sua diversidade cultural, gastronômica e de lazer. Desfrutar um pouco da cidade faz a gente entender porque mais de 10 milhões de pessoas escolheram este local para morar, eu bem que poderia ser mais um!


Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas e meia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.