O tema é interessante, o gancho dos 200 anos do nascimento de Darwin também, mas esta obra é infeliz em vários aspectos. De início existe uma barreira de um autor português ser lançada como divulgar científico no Brasil, os termos usados e a maneira de escrever, muito distante do leitor médio brasileiro onde me incluo, são uma barreira bastante grande ao entendimento da obra. Outro ponto que decepciona é o grande número de citações de artigos científicos, se o livro se propõe a ser um artigo científico em vez de um de divulgação científica, isto deve ficar claro ao leitor, pois na maneira como foi escrito parece a primeria opção.
O ponto mais negativo do livro é em relação ao abuso de termos "biológicos" que um leitor leigo, como eu, não entende. Por mais que se tenha um glossário no fim do livro, ele não é adequado para um leitor ser convidado a ter prazer ao ler o livro.
Existem pontos interessantes, como em qualquer obra que aborde a teoria da evolução, mas eles são em muito menor número que os negativos.
Eu espero que para quem nunca tenha lido sobre teoria da evolução não começe com este livro, pois neste caso corre-se o risco de o leitor iniciante acreditar que para apreciar ciência é preciso dominar os termos técnicos e se acostumar com este tipo de texto "de artigo científico". O que evidentemente não é verdade.
Classificação pessoal e arbitrária: duas estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.