25 de ago. de 2009

“O legado dos Templários” de Steve Berry. Record (2006), 576 páginas.

Quem adorou os romances de Dan Brown vai gostar do livro de Berry. Os dois têm muito em comum: a construção de um cenário, as cenas internas e externas, a trama em torno de um único ponto, a tensão durante o livro todo, vários detalhes reais (tanto na história como nos cenários) e muito informação. Os livros de Brown, no entanto, são bem escritos e as histórias são mais atrativas. A vantagem do livro de Berry está na sociedade misteriosa no qual o enredo se desenrola; a Opus Dei, os Iluminatis, a NRO e a NSA dos quatro romances de Brown não têm a menor graça quando comparadas com a Irmandade dos pobres soldados de Cristo e do templo de Salomão, ou simplesmente os cavaleiros templários.
O livro de Berry gira em torno, como o próprio título diz, do legado dos Templários. Ao longo do livro o leitor é informado que no enredo este legado não é somente uma grande quantidade de tesouros, mas de informações sobre os verdadeiros fatos da ressurreição de Cristo.
Os personagens principais são um agente americano aposentado radicado na Escandinávia e sua antiga chefa viúva, eles lutam para revelar os segredos que o marido morto da americano buscava desvendar. A trama começa na Escandinávia e parte para a França, pelos castelos, igrejas e abadias.
Apesar de ser um romance, os temas levantados sobre a origem do cristianismo e da Bíblia com todas suas incoerências são um grande atrativo do livro. A descrição das cidades e de seus monumentos também. Assim como a história dos Templários e de sua extinção.
O ponto negativo é que o livro é muito extenso, com certeza se ele tivesse a metade das páginas seria mais atrativo e empolgante e evitaria algum cansaço durante a leitura. O final é um pouco previsível e ingênuo. Aos fãs de romances históricos o livro é indicado.

Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas.

2 comentários:

  1. Felipe! Mais um livro interessante que com certeza retrata mais um pouco dos invendáveis mistérios em torno do cristianismo.
    Abraços
    Daiani.

    ResponderExcluir
  2. Felipe
    Em 2007 li "O Código da Vince" e adorei! Agora comprei "Anjos e Demonios" para ver se também vou gostar.
    Vou colocar "O Legado..." na lista para conhecer um pouco mais sobre os templários!
    Abraços,
    Lenise.

    ResponderExcluir

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.