Um livro esclarecedor e de leitura agradável, assim pode-se definir o livro de Hawking e Mlodinow. Os autores passeiam pelo mundo da física moderna e filosofia quase em uníssono. Os capítulos iniciam com um pouco de história da ciência e a defesa inconteste dela perante as hipóteses metafísicas. Discutem de maneira clara o conceito e a arbitrariedade do real, e da dependência do modelo para discutir a realidade. Segue com um capítulo inteiro para introduzir conceitos de mecânica quântica, por mais estranho que eles pareçam a um leitor não especialista, e segue pela busca da ciência pela teoria unificada que seria capaz de explicar todo o comportamento do Universo.
O livro continua com a mistura de ciência e filosofia quando discute como nós somos frutos de um grande acaso cósmico, e quais as condições que levaram a existência de vida na Terra, desde a origem do Universo. E encerra pela busca inacabada pela teoria M.
O livro é indispensável aos que acreditam na ciência, pode chocar, no entanto, religiosos com os argumentos fortes em defesa da prática científica. Pode chocar também quando se propõe a discutir questões como a existência de uma realidade e a existência de multiversos. Por poder chocar tanto, é de leitura indispensável.
Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.