16 de ago. de 2010

Caxias do Sul: frio na Serra Gaúcha

Caxias do Sul, a maior cidade da Serra Gaúcha com mais de 400.000 habitantes, fica a cerca de 130 km de Porto Alegre, que são cumpridos em pouco mais de duas horas de ônibus. A cidade é muito conhecida pela Festa da Uva, realizada a cada dois anos no verão, e por ser uma cidade com grande atividade industrial e de forte colonização italiana. No entanto, Caxias é muito mais que isto, e muitos são os encantos da Serra Gaúcha e de sua maior cidade. A cidade é muito bem organizada, toda limpa e sinalizada, com população muito simpática e educada- PRINCIPALMENTE MEU AMIGO GILBERTO CALLONI QUE NOS FEZ COMPANHIA TODO O TEMPO, além de ter inúmeras opções de restaurantes, lanchonetes e padarias. E em pleno inverno, é um dos locais mais frios que eu já fui na vida, mesmo as temperaturas não tendo sido negativas quando estive lá, a sensação era que estávamos em uma região coberta de neve.


No centro da cidade está a Praça Dante Alighieli, local de comemoração políticas e esportivas. A praça já se chamou Ruy Barbosa, no entanto, agora homenageia o grande poeta italiano autor de “A Divina Comédia”. Existem monumentos na praça, como o em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil.

Na Praça Dante Alighieli fica a Catedral de Santa Teresa, fundada no século XIX. A Igreja é muito bonita por dentro e bem cuidada por fora. O destaque interno é o órgão, que dizem ainda estar em funcionamento, e o destaque externo fica para a torre do sino que foi construída já no século XXI.

A igreja mais bonita de Caxias é, em minha opinião, a de São Pelegrino. Nesta igreja existe uma réplica da Pietà de Michelangelo, afrescos lindíssimos assinados por Aldo Locatelli que nos fazem sentir na Capela Sistina e portas de bronze que já são obras de arte. Os construtores não economizaram no mármore nem nos detalhes nas pinturas da igreja.

A Universidade de Caxias do Sul é outra atração da cidade. O grande complexo já valeria a visita, mas o fato de haver um zoológico torna a ida a UCS imperdível. Pode-se encontrar por lá; pumas, tucanos, micos, saguis e um serpentário.

A maior festa da cidade é a Festa da Uva. Os caxienses construíram um enorme parque para receber a festa, o Parque de Eventos Festa da Uva. Lá existe uma réplica de Caxias em 1885, os pavilhões onde se realiza as festa e, como o parque fica na região alta, um mirante de onde pode se ter uma vista panorâmica de toda a cidade.

Também no parque está a estátua de Cristo Terceiro Milênio, obra do artista caxiense Bruno Segalla. Existe aos pés da estátua um museu e uma vista linda de Caxias do Sul.


Para jantar, Caxias oferece uma das melhores opções de restaurantes que já conheci, o Château Lacave. Que é um castelo, restaurante e vinícola. Só o passeio pelo castelo já é maravilhoso, e se completa com uma comida ótima e um atendimento que não poderia ser melhor.

Outros pontos que valem ser visitados são a Igreja da Imaculada, a antiga estação do trem, as inúmeras cantinas e lojas de venda de produtos coloniais, o shopping que vende roupas de fábrica a preços muito bons e a casa de pedra que reproduz como viviam os primeiros imigrantes italianos que chegaram a cidade. Caxias do Sul é uma cidade que vale a pena ser visitada.

Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.