
Apesar de algum desconforto causado pela altitude, Cuzco é um espetáculo de cidade, comida boa e muita história para contar. Além disto, é muita barata, tanto nos presentes como na comida. Cusco foi à capital do Império Inca e preservou muitas lembranças de seu passado glorioso.

O primeiro lugar a visitar é a Plaza de Armas. Nesta praça estão duas das mais lindas igrejas que eu já vi, a Catedral de Cuzco (que tem visita interna ao valor de cerca de R$ 20,00) e a Igreja dos Franciscanos. Também próximo a praça estão dois museu imperdíveis, o Museu Inca (cerca de R$ 7,00 a entrada) e o Museu de Artes pré-colombiana. Ao redor uma infinidade de restaurante, muitos deles de cadeia que tem franquia em grande parte do mundo.


As ruínas incas são um espetáculo aparte. Saqsayhuaman foi uma fortaleza construída pelos Incas para proteger Cuzco. Ela tem paredes de enormes pedras (algumas pesando mais de 300 toneladas) e um caminho subterrâneo.

Qenko é um templo dedicado ao Deus Puma. Puca-pucara era uma torre militar que controlava a entrada de pessoas em Cuzco.
Tambo Machay foi construída para homenagear o deus Água. Recebe ainda hoje fluxo de água continuo. Uma de suas fontes é conhecido pelo seus poderes de rejuvenescimento. O ponto mais alto destas ruínas fica a mais de 3.800 metros.
Outra visita que deve ser feita é ao Mercado Central. Lá existem mais de 900 bancas e é um bom termômetro para conhecer um pouco da cultura culinário dos peruanos de Cuzco. Pode-se encontrar uma infinidade de tipos de batatas e milhos. Existem ainda bancas que vendem sucos que um brasileiro normalmente não conhece e comidas que só se vê em programas de viagens.
Cusco é imperdível, eu aconselho todos a irem fazer esta visita. Só que quem for visitar deve-se se preparar, porque as caminhadas cansam muito e os efeitos da altitude incomodam muitas pessoas.
Classificação pessoal e arbitrária: cinco estrelas
Damasio, já visitei todo os locais que você se referiu e publiquei aqui neste link:
ResponderExcluirViagem pela América do Sul
Para altitude, recomendo chá de coca, que abre os alvéolos pulmonares e facilita a respiração.
Tudo ao redor desta cidade transpira História. Sugir uma fotinho ao lado de uma Alpaca. Você vai gostar, mas cuidado com o cuspe.
Vale lembrar que a noite em Cusco também é um espetáculo à parte.
Sucesso nas tuas milhas,
Prof_Michel
http://twitter.com/profmichel
http://historiadigital.org
http://filmehistorico.blogspot.com