Pernambuco é um dos mais importantes estados brasileiros, tanto economicamente, historicamente como também politicamente - afinal o nosso presidente nasceu por lá. Eu tinha grande expectativa em relação a este estado.
Uma delas diz respeito a que talvez seja a praia mais famosa do nosso país; Porto de Galinhas. De fato a praia é linda, as piscinas naturais conseguem ser ainda mais belas que as de Maceió. Porém, quem pretende ir para lá no verão precisa levar muita paciência na bagagem, pois a infraestrutura do balneário não existe fora dos hotéis luxuosos.
Outro ponto que tinha expectativa era em relação a herança holandesa no estado que ficou sobre o domínio deles no século XVII. O que mais me chamou atenção neste ponto particular foi o Forte Orange - um dos maiores que eu já visitei. O forte fica na Ilha de Itamaracá, a cerca de uma hora de Recife. Por lá também pode se visitar o Projeto Peixe-Boi que se assemelha ao Conhecido Tamar.
Outra cidade que me deixou muita expectativa era Olinda, seja pela história ou pelo seu carnaval. A cidade de fato é linda, suas construções e igrejas deixam qualquer um de queixo caído. Para quem já visitou o Pelourinho em Salvador não deve ver muita diferença entre os dois locais, porém ambos merecem uma visita e cabe ao visitante decidir qual o agrada mais.
A cidade do Recife para mim foi a grande decepção da viagem para Pernambuco. Seja pelo violência ou pela falta de segurança das praias devido aos tubarões a capital do estado não me causou boa impressão.
No entanto, Recife mereceria ser visitada se por lá houvesse apenas o Instituto Ricardo Brennand. Este é o museu mais legal que eu já visitei em toda a minha vida. Existe lindas obras de arte, uma coleção de armas brancas que impressiona a qualquer, livros raros e ainda os dois prédios em estilo de castelo completam um dos ambientes mais agradáveis que eu já visitei. Um dia inteiro no museu não seria suficiente para que se desfrute de tudo que ele pode oferecer.
Pernambuco é um estado que vale a pena se conhecer, porém há que se saber que deve-se ter muito cuidado em Recife, muita paciência em Porto de Galinhas e muito fôlego para subir as ladeiras em Olinda.Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas
Lugares muuito bons... agora essa foto da placa do tubarão tem história... hehehhe
ResponderExcluir