Maceió é a capital do estado de Alagoas e fica a aproximadamente 600 km da capital baiana. Quando se chega a Maceió vindo de Salvador a primeira coisa que chama atenção é quanto a capital alagoana fica devendo em termos de opções históricas e culturais. O turista que gosta deste tipo de turismo não terá muitas opções em Maceió.
Porém, em termos de belezas naturais Maceió impressiona com sua orla, suas praias deixam qualquer um de queixo caído. Uma das opções mais badaladas é a Praia do Francês que fica na cidade de Marechal Deodoro que fica ao lado de Maceió. A praia é um espetáculo, água limpa e quente e um visual de ficar de boca aberta. Em pleno verão, como era de se esperar, a praia é completamente cheia e os comerciantes praticam preços astronômicos - um almoço para três pessoas pode chegar a R$ 200,00.
Dentro da própria cidade de Maceió a opção mais atraente é a Praia da Pajuçara. Lá existe duas feiras de artesanatos e lembraças e uma praia de cinema. Na Pajuçara é possível por R$ 20,00 pegar uma jangada e ir até as piscinas naturais durante a maré baixa. Estas piscinas são bancos de areia a uns trezentes metros da costa onde se permanece cerca de uma hora para tomar banho.
Não há dúvida que Maceió é linda, no entanto, suas atrações são quase que limitadas às naturais e deixa a desejar muito em relação ao turismo histórico-cultural. Para um turista catarinense como eu, creio que não existe muito sentido em viajar somente para Maceió no verão visto que nossa capital tem praias que podem ser consideradas até mais belas que as da capital alagoana.
Não há dúvida que Maceió é linda, no entanto, suas atrações são quase que limitadas às naturais e deixa a desejar muito em relação ao turismo histórico-cultural. Para um turista catarinense como eu, creio que não existe muito sentido em viajar somente para Maceió no verão visto que nossa capital tem praias que podem ser consideradas até mais belas que as da capital alagoana.
Classificação pessoal e arbitrária: quatro estrelas
Oi Felipe
ResponderExcluirAchei por acaso o seu blog.
Tambem sou professora, sou do interior do estado de Sao Paulo e estou morando aqui em Maceio desde o dia 4 de janeiro de 2010.
Moro no inicio da praia de Pajuçara, realmente aqui é muito bom.
Mas, como moradora, saio todos os finais de semana, para conhecer melhor o lugar onde moro e descobrir lugares onde normalmente turistas nao sao levados.
Gosto de conhecer a cultura do povo com quem convivo e morando tenho oportunidades que talvez voce nao tenha tido como turista,
nao que a sua visao esteja errada , mas voce so viu um lado da cidade e do estado.
Mas a cultura aqui é muito rica.
Tenho tambem um blog, fique a vontade para entrar e palpitar.
http://macei-novafase.blogspot.com/
http://picasaweb.google.com.br/lenamota4/
Lena Mota
Não, não, não, não e não. Maceió não foi feita para ser comparada com as praias de Santa Catarina (são dois lugares diametralmente opostos), até porque se a recíproca for verdadeira, ou seja, que Maceió também tem praias tão bonitas ou até mais bonitas que Florianópolis, não precisamos ir a Florianópolis também no verão (que bobagem...) No que pese a falta de um roteiro histórico-cultural na cidade, é bom lembrar que tanto o estado de Alagoas e a cidade de Maceió são novos em relação aos outros estados como Bahia ou Pernambuco, e além do mais, acho que seu maior defeito é visitar as cidades como turista, justamente aquele que só tem uma visão imediata das coisas, um defeito grave, e não como um visitante ou explorador das coisas boas que só se encotram fora dos roteiros turísticos. E de jeito nenhum amigo, bairrismos à parte, Florianópolis e Santa Catarina podem ser roteiros de peso e lindíssimos de se ver, mas nunca vai ter praias mais bonitas que Maceió ou Alagoas, e se achou isso, lamento, é porque não foi aos lugares maravilhosos que só nós nativos conhecemos e que graças a Deus estão fora dos roteiros feitos exclusivamente para turistas e que só quem vem para cá com um olhar além e com uma intenção maior e melhor de se fazer um passeiozinho turístico qualquer pode descobrir. De qualquer maneira, obrigado pelas 4 estrelas. Ainda temos lacunas, como a falta de opções históricas e culturais (embora tenhamos cidades históricas como Penedo, Piranhas e Marechal Deodoro que não sei se vc se deu ao trabalho de conhecer), mas aceito o 4 estrelas porque sei que temos muito que melhorar, principalmente em termos de infraestratura. Obrigado.
ResponderExcluir