
Sempre coloquei Martha entre meus autores favoritos. Sempre fui um fã declarado de seus textos e um permanente indicador de sua obra a amigos e alunos. Mas confesso que “Fora de mim” foi uma grande decepção para mim, talvez pela enorme expectativa de ser “o novo livro da Martha”, mas ele me desagradou enormemente.
Não se pode chamar de um livro ruim, em hipótese nenhuma, até porque é muito difícil de definir o que é ou não um livro bom e ruim, o que se pode é dizer que um livro nos agradou ou não, e “Fora de mim” não me agradou nem um pouco. Porém, o texto fluido e atraente de Martha continua lá, o livro é muito bem escrito e atraente, o conteúdo que não me tocou.
O livro é sobre uma grande dor de cotovelo, de uma mulher rejeitada pelo namorado. O livro é feminino, mas em hipótese alguma de uma postura feminina forte, ou mesmo feminista, muito pelo contrário. A narradora, a rejeitada, narra todo o livro, mas fala mais do ex-namorado que dela própria. Coloca o ex como centro de sua vida, mesmo que ele não faça mais parte dela. É uma mostra de uma mulher totalmente frágil e dependente de uma figura masculina, apesar da narradora querer nos convencer do contrário. Sempre a procura de alguém que seja um alicerce da sua vida que ela própria não consegue ser, tampouco seus filhos que são mal citados durante a narrativa.
Outra coisa que senti muita falta no livro são as frases tocantes, elas não aparecem em nenhum momento como nos outro livro de Martha. Espero que ela não tenha terminado o estoque delas, eu sentiria muita falta de ler as sentenças espirituosas de Martha que falam muito sobre nós em poucas palavras.
“Fora de mim” é um exemplo de um livro que é muito bem escrito, por um autor ótimo, mas que não agrada, pelo menos a um tipo de leitor. Mesmo assim, vou continuar ansioso pela próxima obra de Martha e entrarei na fila de espera para receber o livro assim que for lançado, porque ela continua sendo uma de meus escritores favoritos.
Classificação pessoal e arbitrária: três estrelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você for postar na opção deo anônimo, coloque seu nome.